VIDA APAIXONE-SE

A vida nos proporciona momentos váriados tanto de alegrias como de tristezas. Mas não devemos amar menos ou mais nestes momentos, mais sempre. Se entendermos que apaixonar-se pela vida na alegria e na tristeza muda tudo em nossa volta nos dedicariamos mais para isso, olhariamos a vida por outra pesperctiva além da que conseguimos ver nos dias turbilhados de hoje. Ame o outro(a), ame a vida, ame você, ame tudo apesar da dor. A dor sempre passa quando existe pessoas que são apaixonadas pela vida. Por Mister Bueno

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Dicas de Saude

Que alimentos uma pessoa que tem lupus deve comer ou beber?

Dicas:
1) aumentar o consumo de líquidos - principalmente água e sucos de frutas, chás de ervas e água de coco. Hidratam a pele, auxiliam no transporte das substâncias, que são assimiladas pelo organismo e dilui as toxinas, facilitando o trabalho dos rins (maior responsável pela eliminação dos resíduos).

2) evitar ou diminuir a gordura animal, uma vez que o coração é um dos órgãos, que pode ser afetado pelo LES. Dê preferência as carnes brancas (aves e peixes). Se não conseguir retirar a carne vermelha ou bovina, diminua para 1 vez por semana e retirar totalmente a carne de porco.

3) são proibidos embutidos (lingüiça, salame, presunto, salsicha, salsichão, etc.), molhos feitos com maionese, devido a sua alta concentração de gorduras e substâncias químicas.

4) diminuir o consumo de enlatados, contêm substâncias nocivas ao organismo.

5) principalmente para os mais sensíveis: diminuir o leite e seus derivados - podem provocar alergia em algumas pessoas. Dê preferência aos desnatados e queijos brancos.

6) tentar substituir os alimentos refinados pelos integrais - açúcar, macarrão, arroz e pão. O açúcar pode ser substituído pelo açúcar mascavo, mel ou tomar o líquido ao natural. Evitar o uso de adoçantes.

7) diminuir bem o consumo de sal. Retém líquido, provocando o edema (inchaço).

8) evitar o uso de bebidas alcoólicas.

9) diminuir o consumo de refrigerantes, café e chá preto.

10) não fumar.

11) evitar qualquer tipo de fritura, como salgadinhos, à milanesas, etc. Os alimentos contendo gordura hidrogenada, também devem ser evitados. Ex.: sorvetes, biscoitos recheados, etc.

12) aumentar o consumo de verduras, legumes e frutas. São antioxidantes naturais e são ricos em fibras, auxiliando na saúde do organismo, ou seja, agilizam a saída das fezes, impedindo que fiquem mais tempo no intestino do que o necessário, podendo intoxicar o organismo.

13) respeitar os intervalos das refeições - 4 horas - para não prejudicar a digestão. Não pular refeições. O ideal é fazer 3 refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e 2 intermediárias (suco ou fruta).

Aproveite estas dicas e perceberá que seus dias serão menos estressantes e com muito mais energia.

Karin Rossle
Nutricionista e Portadora de Lupus

2 comentários:

  1. Belissimo blogue. Passei aqui lendo e estou lhe convidando a visitar o meu blogue e se possivel seguirmos juntos por eles. Estarei grato esperando por voce lá
    abraços de verdade

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário